terça-feira, 17 de novembro de 2009

VIVER A ÉPOCA

Ontem, revivi como expectadora a experiência de ir à faculdade, depois de três anos sem pisar por lá.

Finalmente fui buscar meu diploma.

Não sei ao certo o que houve comigo ao chegar na facu, mas a Nostalgia bateu forte e eu não consegui e nem quis disfarçar. Mas como ninguém me conhecia, passou despercebido, seria mais uma no meio daquela multidão...

Refiz aquele trajeto de quatro anos, parei no mesmo estacionamento (que está muito mais organizado...), andando pelos corredores dos blocos até chegar à secretaria... bloco branco – marrom – verde... Mas em meio as minhas lembranças, algumas coisas como os Notebooks, destoavam... Mas todo o resto, mesmo sem nunca ter visto aqueles rostos, a expectativa que tinha neles era a mesma desde a minha época. Percebi em muitos olhares, mesmo os mais desencanados, a vontade de estar ali e tudo o que há por trás disso.

Há uns dias, eu vi umas fotos minhas da mesma época em que me formei, antes de enfiar a cara no mercado de trabalho propriamente dito e levei um susto. Não parece ser a mesma pessoa de fotos de dias atrás. Muitas daquelas idéias... como poderia dizer: fabulosas se foram... Muitos sonhos mudaram, outros deixaram de existir ou foram substituídos por realizações mais palpáveis e reais. O que percebi é que além dos quilos a mais, o que tinha mudado e que fazia tanta diferença era o olhar. Aquele olhar inocente não existe mais. Ficou naquela época junto com as experiências vivenciadas até aquele momento.

Sinto falta daquela época, mas como falei no início: como expectadora – como se passasse um filme e eu pudesse ver a tudo novamente, sem alterar absolutamente nada (que de fato não mudaria).

Devemos viver todas as épocas como as mais importantes das nossas vidas, cada uma com o seu valor, o seu ensinamento. Eu vivi plenamente a ÉPOCA DA FACULDADE, fiz tudo o que uma universitária faria e também o que não deveria fazer, mas cá estou e feliz por ter concedido a mim mesma essa oportunidade (com ajuda do meu pai, da minha mãe, da minha família), mesmo diante de todas as adversidades.

Quando contei isso a minha mãe, ela perguntou: “Você tem saudade da faculdade né? Porque não faz outro curso?”

E eu respondi: Simples, porque naquela época eu aproveite a faculdade de uma maneira completa e intensa, cheia de sonhos, cheia de vontade, cheia de sede de conhecimento em todas as áreas. Queria conhecer gente, conhecer mais sobre a profissão que eu escolhi. Estava preparada para me desenvolver ao longo da minha vivência lá dentro. Hoje, faria com vontade sim, mas não seria a mesma coisa: daquela primeira vez na universidade. Seria o segundo curso, ou curso complementar.

Quando olho pra trás, percebo que os últimos três anos muito em mim mudou, mas a vida é assim mesmo, uma eterna mudança. E só percebemos quando mudamos quando paramos, e vemos as fotografias antigas.

Voltar a faculdade hoje seria legal, mas não teria o mesmo gostinho... Como voltar a brincar de brincadeiras de rua - divertido, mas, sem a inocência da infância.

Cada coisa na sua época, viva as épocas intensamente.

O mais fantástico e emocionante disso tudo: hoje pela manhã, minha mãe me deu um abraço emocionado pela vinda do meu diploma para casa. Ela só acreditou vendo... E a primeira providência a ser tomada é eternizá-lo em uma linda moldura. O abraço foi por orgulho e a emoção por lembrar-se de todas as dificuldades que passamos durante aqueles quatro anos.


É... Valeu a pena!


Farpa do Dia:

Cada época tem a sua importância e deve ser vivida com grande ENTUSIASMO. A vida está cheia de surpresas para nós.

Nenhum comentário: