sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A PLATÉIA

Outro dia, durante o intervalo da aula de vôlei, eu estava conversando com meu professor sobre alguns tópicos breves da vida... E sobre a evolução das pessoas e as surpresas no rumo de cada um.
Há aqueles que permanecem praticamente sem qualquer mudança ao longo dos anos, seja na aparência, no modo como leva a vida, enfim... Porque querem, porque gostam ou porque simplesmente nada de novo aconteceu para sugerir alguma mudança de postura... A vida vai passando e a pessoa vai vivendo. Outros, sequer conseguem acompanhar o ritmo frenético em que ocorrem os fatos em suas vidas. Eu, particularmente, prefiro o meio termo, mas acho que a esmagadora maioria prefere, porque nos passa a ilusão de controle sobre todas as coisas (mesmo sabendo que não existe nenhum controle).

O que a aula de vôlei tem a ver com tudo isso?

Porque foi através de um professor de vôlei sem mestrado e doutorado em psicologia ou ciências humanas, que eu passei a entender a dinâmica da vida: uns escrevem, outros dirigem, outros produzem, outros atuam – estrelando ou sendo coadjuvantes, enquanto outros apenas assistem. É uma questão de escolha. Não gosto do determinismo. O determinismo só é interessante para quem ouve o que quer ouvir, para quem é rotulado como perdedor atuante e futuro, não é nada bom que exista o determinismo.
Onde já se viu, inserir na cabeça dos indivíduos que eles estão em certas situações porque devem estar e pronto. O determinismo nesse caso se confunde com o CONFORMISMO, que é outra palavra que me dá alergia!

Ninguém deve se conformar em ficar na platéia...

Mas, em contrapartida, imagina o espetáculo da vida se existissem apenas atores, diretores, produtores, cenógrafos, escritores, sem a platéia para aplaudir?

Se ficar na platéia, tenha cara de pau e interaja com os atores durante a peça. Até mesmo durante o aplauso - o faça com grande entusiasmo, mostre que prestou atenção em tudo e que não ficou apenas no piloto automático durante a apresentação. Torne sua estadia nessa Terra, algo para ser lembrado.

Farpa do Dia:
Vou te decepcionar e você também vai me decepcionar. Isso é inevitável ao ser humano. Mas o que importa é a intensidade e a verdade do sentimento que temos um pelo outro.

Nenhum comentário: